Mulheres do Baixo Tocantins construindo a cidadania feminina
Região: Baixo Tocantins, município de Cametá.
Público: Trabalhadoras rurais e agroextrativistas da base sindical dos municípios de Cametá, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará.
Período: Agosto de 2007.
Financiador: Coordenadoria Ecumênica de Serviço - CESE.
Metodologia:O método utilizado se deu de forma participativa, visando à integração entre as participantes, compreensão de propósitos e participação ativa no desenvolver das atividades, o que responde aos objetivos esperados.
Principais Atividades:
-
Lançamento da mobilização para a Marcha das Margaridas;
-
Assembleias voltadas para mobilização para a Marcha das Margaridas nas comunidades de Cametá, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará;
-
Assembleia preparatória do seminário;
-
Seminário de formação e mobilização das mulheres;
-
Participação na marcha das margaridas em Brasília.
Resultados:
Os objetivos originalmente propostos no projeto foram plenamente alcançados, uma vez, que as mulheres do Baixo Tocantins puderam participar efetivamente da Marcha das Margaridas e no ato público realizado no último dia do evento em Brasília. O processo de preparação à Marcha possibilitou as mulheres trabalhadoras
rurais formação e debates, a partir de temas mobilizadores propostos para o evento, assim como da elaboração de propostas de políticas públicas condizentes com a realidade e necessidade das trabalhadoras rurais que se somaram a uma proposta nacional.