QUEM SOMOS

A Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes APACC é uma organização não governamental, constituída como uma associação sem fins lucrativos ou econômicos.

A APACC foi criada em 1994 no município de Belém, através do estimulo de profissionais autônomos. As primeiras ações ocorreram em Belém, no bairro da Terra Firme, nas comunidades Unidos na Luta, Nova Terra Firme e Parque Amazônia, em espaço cedido pela Comunidade de Santa Maria, tendo como foco a questão da qualificação profissional e social, o reforço escolar e o acompanhamento social de famílias. O bairro do Guamá, particularmente as comunidades do Pantanal e Riacho Doce, também foi incluído neste momento inicial de atuação. Em 1998 este trabalho foi ampliado para os bairros do Marco, Barreiro, Pedreira e Tapanã.

 

A partir deste estímulo externo um grupo de profissionais autônomos encontrou aí a oportunidade de atuar na perspectiva da garantia de direitos dos segmentos excluídos, na radicalização da democracia e no avanço da cidadania, particularmente nas áreas de ocupação urbanas, bairros da periferia e comunidades rurais junto ao público de crianças, adolescentes, jovens e mulheres. Assim, a motivação fundamental se deu na busca por superar situações de exclusão social na Amazônia que criavam um ciclo permanente de negação de direitos.

 

Em 2000 a APACC assumiu o desafio de atuar na área rural com ações que pudessem, junto com os trabalhadores e trabalhadoras rurais, provocar mudanças nas condições de vida para garantir a permanência com dignidade no campo. A articulação com o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cametá teve contribuição decisiva na definição das ações que viessem responder aos anseios dos agricultores e agricultoras de Cametá.

 

Temas como desenvolvimento sustentável, apoio e assessoria técnica, formação/capacitação, educação no campo, agroecologia, economia solidária, comercialização, segurança alimentar e gênero, serão priorizados na definiçãodas ações. Ampliou-se assim a atuação para a área rural do Estado do Pará, inicialmente no município de Cametá. Neste contexto a APACC estabeleceu articulação com o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cametá STTR que teve contribuição decisiva, na definição das ações que respondessem aos anseios dos agricultores/as, extrativistas, Agroextrativistas e Pescadores Artesanais, comunidades tradicionais inicialmente no município de Cametá.

 

Em 2004 a APACC ampliou seu trabalho em outras áreas rurais do Estado do Pará estendendo-se aos municípios de Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará, através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar. Na identificação da problemática e na elaboração desse projeto a APACC em reflexão com seus parceiros percebeu a necessidade de trabalhar com questões relacionadas à organização social na perspectiva de fortalecê-la, ampliou assim seu campo temático com a introdução de mais um eixo de atuação de fundamental importância, qual seja, o eixo de Fortalecimento da Sociedade Civil, com ações voltadas ao fortalecimento institucional de organizações locais como os STTRs, cooperativas, associações, casas familiares, rurais, entre outras, fomentando a organização comunitária para o desenvolvimento local.

O QUE NÓS FAZEMOS

Nossa missão é contribuir pelo direito à educação e ao trabalho em processos participativos e solidários, visando o desenvolvimento sustentável e a justiça social na Amazônia.

Institucionalmente a APACC definiu como eixos prioritários de atuação na ruralidade as temáticas a seguir, as quais expressam a estratégica institucional no combate aos principais problemas identificados no território ao longo dos últimos dezoito anos de sua atuação na área rural, são eles: formação Técnica e Política dos agricultores e agricultoras familiares, agroextrativistas, extrativistas, ribeirinhos, pescadores, quilombolas, assentados e comunidades tradicionais; fomento à educação no campo através de processos de organização, atuação e articulação em rede; fomento a processos agroecológicos, de economia solidária, segurança alimentar, gênero etc.; empoderamento político das mulheres e de suas famílias.

APACC

A APACC foi fundada em 1994 com o objetivo de levar mais igualdade e desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

NOS ACOMPANHE

  • Facebook
  • Instagram

© 2020 Criado pela APACC.